Infelizmente com o confinamento causado pela Pandemia os índices de violência doméstica aumentaram face à exposição prolongada da vítima com o agressor, e diante dessa situação alarmante, a sociedade tem se mobilizado para ajudar mulheres a buscarem socorro!
Nesse sentido, abordaremos cada um dos lamentáveis cinco tipos de violência praticados contra as mulheres, contudo, antes, detalharemos quais os meios disponíveis para denunciar essas agressões, ao tempo em que nos colocamos à disposição das vítimas para auxiliá-las! Se você precisa de algum auxílio jurídico, nos mande um direct ou uma mensagem no WhatsApp que está disponível em nosso site!
– Ligações telefônicas:
Os números mais conhecidos para fazer a denúncia são:
– 180: utilizado para casos de violência contra a mulher acima de 18 anos;
– 100: utilizado para casos envolvendo menores de idade, idosos e outros vulneráveis
Esse serviço funciona 24 horas por dia, e as denúncias realizadas nesses canais são encaminhadas para delegacias da mulher, do idoso, regionais, Conselho Tutelar e Ministério Público, de acordo com cada situação.
– Aplicativo, site e chat:
Em situações como a da Pandemia, em que a vítima está constantemente na presença do agressor, é indicado que as denúncias sejam realizadas de maneira silenciosa. Nestes casos estão disponíveis:
– Aplicativo: “Direitos Humanos Brasil” disponível para Android e IOS;
– Aplicativo: “Magalu“. A Magazine Luiza incluiu no seu aplicativo de compras um botão para denúncias, que está conectado ao canal 180, do Governo Federal;
– Site ou chat: no site da “Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos“, é possível fazer a denúncia por meio de um formulário ou pelo chat. O site também oferece atendimento em libras.
– Denúncias feitas por terceiros:,
Qualquer pessoa pode usar um dos canais acima, sem necessidade de se identificar, para fazer sua denúncia. Entretanto, é importante saber identificar a vítima e endereço onde as agressões estão ocorrendo e, em sendo possível, identificar também o agressor.
Vizinhos, ou pessoas que presenciem situações de violência, mesmo sem conhecer a vítima, não só podem, como devem fazer a denúncia! Sabemos que apesar das opções disponíveis, pode ser difícil para a própria vítima denunciar. Ajude a vítima! DENUNCIE!!
Uma ressalva importante: não tente contato direto com a vítima, isso pode colocá-los em risco, tanto você quanto a ela!
Texto escrito por Jéssica Oliveira.
#oliveiraevieiraadv #oliveiraevieira #oev #pandemia #advogadosalvador #advogado #direito #penal #direitopenal #direitoshumanos #ministeriopublico #violencia #violenciadomestica #deam #delegacia #violenciacontraamulher #mp #denuncie #agressao #mulher #magalu #disque100 #disque180 #governofederal #policia #agressor #respeito #soumulheremerecorespeito #naosecale #salvevidas #ajudeavitima